Primeiro na linha de sucessão do comando da prefeitura de Canoas após o afastamento de Jairo Jorge (PSD), o vice-prefeito Nedy de Vargas Marques tem trajetória na política e na advocacia. Marques, 71 anos, foi vereador por seis mandatos consecutivos em Canoas, ocupando a presidência da Câmara Municipal em seis ocasiões.
Em 2008, pleiteou o cargo que deve assumir interinamente. Naquela eleição, ficou na terceira colocação, atrás de Jurandir Maciel e Jairo Jorge, que venceu a primeira de três eleições municipais em Canoas.
Marques também já atuou como deputado estadual durante alguns meses em 2010 ao assumir como suplente. Tentou reeleição no mesmo ano, mas sem sucesso.
Natural de Rosário do Sul, na Fronteira Oeste, o político, conhecido como Dr. Nedy, também é advogado especialista em direito criminal. Em 2016, atuou na defesa do ex-jogador de futebol e então deputado estadual Mário Jardel, que era alvo de processo na Subcomissão de Ética da Assembleia Legislativa.
Em 2020, ele concorreu como vice de Jairo Jorge pelo partido Solidariedade. No ano seguinte, filiou-se ao Avante. Além dessas duas siglas, ele também já atuou por PTB e MDB. Em fevereiro deste ano, Marques também assumiu como secretário-geral do Município.
Afastamento do prefeito
A 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul determinou o afastamento do cargo do prefeito de Canoas, Jairo Jorge , nesta quinta-feira (31), por um período mínimo de seis meses. A Corte atendeu a pedido feito pela Procuradoria dos Prefeitos do Ministério Público (MP). Jorge é um dos alvos da Operação Copa Livre, de combate a desvio de recursos públicos. A investigação envolve, entre outros, contratos na área da saúde.