A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), a não comparecer à CPI da Covid no Senado. A decisão foi publicada na noite desta quarta-feira (9). O depoimento de Lima estava marcado para esta quinta-feira (10).
O governador do Amazonas acionou o STF contra a convocação na última terça (8). Se decidir falar à comissão, ele poderá ficar em silêncio diante das perguntas que não quiser responder. O colapso no sistema de saúde de Manaus no início deste ano está no escopo de investigação da comissão.
Na decisão, a ministra lembrou que, por ser alvo de investigações que apuram o desvio de verbas públicas na pandemia, o governador amazonense deve ter o direito de não produzir provas contra si.
"Evidencia-se inequivocamente a sua condição de acusado no contexto de investigações que apuram o desvio e má aplicação de verbas públicas federais no âmbito da execução das políticas de saúde para o enfrentamento da Pandemia decorrente da Covid-19", diz um trecho da decisão.