Em evento de formatura da Polícia Federal (PF), o presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (14) que "todo chefe do Executivo tem alguns PFs ao seu lado". Ele participou da cerimônia de encerramento dos cursos de formação de novos delegados e peritos criminais.
— Ouso até dizer que todo chefe do Executivo tem alguns PFs do teu lado, porque só assim há certeza que a missão será cumprida. Vocês nos protegem muitas vezes, nos dão esperança em outras oportunidades que dá para mudar o Brasil — disse o mandatário.
No evento, Bolsonaro ressaltou que o trabalho da Polícia Federal é reconhecido no país e se disse orgulhoso por ter um filho que é parte da instituição, em referência ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que é escrivão.
Em maio, Bolsonaro chegou a indicar Alexandre Ramagem, um aliado próximo, para o comando da instituição, mas a nomeação foi barrada pelo ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF).
A mudança no comando da PF foi o pivô das divergências entre o presidente e o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro. O comando da instituição agora está nas mãos de Rolando Alexandre, considerado o braço direito de Ramagem quando atuava na Agência Brasileira de Inteligência (Abin).