O Palácio do Planalto publicou em edição extra do Diário Oficial da União a dispensa do senador Chico Rodrigues (DEM-RR) da vice-liderança do governo no Senado. O despacho endereçado ao Senado saiu como "a pedido":
"Nos termos do art. 66 - A do Regimento Interno desta Casa do Congresso Nacional, em atenção ao pedido do Senhor Senador Francisco de Assis Rodrigues, solicito providências para a sua dispensa da função de Vice-Líder do Governo no Senado Federal".
Chico Rodrigues foi alvo de operação da Polícia Federal na quarta-feira (14), em Boa Vista, quando escondeu R$ 30 mil na cueca e entre as nádegas.
A investigação apura desvios de emendas parlamentares destinadas ao combate da pandemia da covid-19, em Roraima. A ordem de busca e apreensão foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso.
Logo após a publicação da edição extra, a Secretaria Especial de Comunicação Social do governo divulgou nota em que reafirma que a ação da Polícia Federal e da Controladoria Geral da União (CGU) é a "comprovação da continuidade do governo no combate à corrupção" (leia na íntegra abaixo).
O senador enviou correspondência ao líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho, informando que estava deixando a posição de vice-líder. No texto, diz estar "confiante na Justiça" e que provará que não tem relação com ato ilícito (leia na íntegra abaixo).
Leia a íntegra da nota
O senador de Roraima, Chico Rodrigues (DEM), não é mais vice-líder do Governo no Senado Federal. Seu afastamento foi publicado hoje pela manhã na edição extra do Diário Oficial.
O senador roraimense foi alvo de uma operação da Polícia Federal, a partir de uma apuração da Controladoria Geral da União, que investiga o desvio de recursos públicos da ordem de R$ 20 milhões na área de Saúde, repassados pela União na pandemia.
A ação da Polícia Federal e da GCU, respeitando os princípios constitucionais, é a comprovação da continuidade do Governo no combate à corrupção em todos os setores da sociedade brasileira, sem distinção ou privilégios.
Secretaria Especial de Comunicação Social
Ministério das Comunicações
Leia o comunicado de Chico Rodrigues enviado a Fernando Bezerra Coelho
Boa Vista, 15 de outubro de 2020
Excelentíssimo Senhor Líder do Governo no Senado
Senador Fernando Bezerra Coelho
Venho através desta comunicar a Vossa Excelência que estou deixando a vaga de vice-líder do Governo Bolsonaro no Senado Federal para aclarar os fatos e trazer à tona a verdade.
Acreditando na verdade, estou confiante na justiça, e digo que, logo tudo será esclarecido e provarei que nada tenho haver com qualquer ato ilícito de qualquer natureza.
Acredito nas diretrizes que o grande líder e Presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro usa para gerir a nossa nação.
Vou cuidar da minha defesa, e provar minha inocência. Volto a dizer, ao longo dos meus 30 anos de vida pública, tenho dedicado minha vida ao povo de Roraima e do Brasil, e seguirei firme rumo ao desenvolvimento da minha nação.
Atenciosamente,
Chico Rodrigues
Senador