Pesquisa Datafolha publicada na noite de quinta-feira (13) pelo jornal Folha de S.Paulo aponta que a gestão do presidente Jair Bolsonaro é aprovada por 37% das pessoas e reprovada por 34% — uma queda, neste quesito, de 10 pontos percentuais em relação ao último levantamento. Segundo o instituto, essa é a melhor avaliação do presidente desde o início do mandato, em janeiro de 2019.
Aqueles que avaliaram o desempenho de Bolsonaro como regular somaram 27%, enquanto outro 1% afirmou não saber ou não respondeu. No levantamento anterior, publicado no dia 26 de junho, a aprovação do presidente era de 32% e a reprovação era de 44% (a gestão era considerada regular por 23%).
A pesquisa Datafolha foi realizada em 11 e 12 de agosto, com 2.065 brasileiros adultos que possuem telefone celular em todas as regiões e Estados do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Conforme a Folha de S.Paulo, antes desta pesquisa, a melhor avaliação do presidente havia sido 33% de ótimo e bom, taxa registrada em dois levantamentos. Já a rejeição a Bolsonaro voltou ao patamar dos seis primeiros meses de mandato, em torno de 30%.
O Datafolha também perguntou se os entrevistados confiam nas declarações do presidente. Do total, 41% responderam que "nunca confiam" (contra 46% na pesquisa anterior); 35% "às vezes confiam" (antes era 32%); e 22% "sempre confiam" (antes era 20%). Outros 2% não souberam opinar.