O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, informou que, após sentir sintomas de gripe, fez teste para detectar o coronavírus e recebeu diagnóstico confirmando que está com a covid-19. Ele comunicou que vai trabalhar em isolamento e seguirá despachando normalmente.
O anúncio foi feito na quarta-feira (29), no encerramento de transmissão ao vivo com o senador Roberto Rocha (PSDB-MA) e o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Moura, sobre a Base de Alcântara, no Maranhão. Pontes disse ter se submetido ao teste na terça (28).
— A gente vai tratar e vai dar tudo certo — comentou o ministro. — Vou até entrar nos testes da nitazoxanida, agora eu posso — acrescentou, em referência a vermífugo que a sua pasta vem testando em pacientes de covid-19 para avaliar a eventual eficácia do medicamento no tratamento do vírus.
Pontes é mais um ministro a ser diagnosticado com a doença, que também abateu o presidente Jair Bolsonaro. Antes dele, Onyx Lorenzoni, do Ministério da Cidadania, Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Bento Albuquerque, de Minas e Energia, e Milton Ribeiro, da Educação, também testaram positivo.
Bolsonaro anunciou em 7 de julho que havia testado positivo para a covid-19. No último sábado, o presidente afirmou que está curado da doença.