O ministro da Justiça, Sergio Moro, é a personalidade em quem os brasileiros mais confiam entre 12 figuras públicas, incluindo o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A preferência foi revelada por uma pesquisa do Datafolha divulgada pela Folha de S.Paulo neste domingo.
Segundo o estudo, 33% das pessoas confiam muito em Moro, 23% apresentam média confiança no ministro e 42%, confiam pouco. A credibilidade do ex-juiz, que era de 14% em fevereiro de 2016, mais do que dobrou. Aprovado por metade da população, é apontado como o ministro mais popular do governo.
Em segundo lugar na pesquisa, está Lula, em quem 30% dos brasileiros têm alta confiança, 16%, média, e 53%, baixa. A credibilidade do ex-presidente voltou a subir após um período de queda. A porcentagem de brasileiros com alta confiança em Lula era de 52% em 2009 e caiu para 20% em fevereiro de 2016.
Bolsonaro aparece em terceiro: 22% das pessoas afirmam ter alta, outras 22%, média confiança no presidente, enquanto 55% confiam pouco. Considerando a margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o presidente está empatado com o apresentador de TV Luciano Huck, em quem 21% confiam muito, 22% têm média confiança e 55%, alta.
A lista apresenta ainda, em ordem de credibilidade, os seguintes nomes: Hamilton Mourão, Ciro Gomes, Fernando Henrique Cardoso, Marina Silva, João Dória, Rodrigo Maia, Manuela D'Ávila e Davi Alcolumbre.
O instituto ouviu 2.948 pessoas em 176 municípios de todas as regiões do país, nos dias 5 e 6 de dezembro. Os participantes responderam qual o nível de confiança que depositavam em 12 personalidades, numa escala de zero a 10. A nota até cinco é equivalente a um nível baixo de confiança, de seis a oito, médio, e nove e 10, alto. O índice de confiança é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.