O líder do governo na Câmara, Vitor Hugo (PSL-GO), anunciou na noite desta quarta-feira (16) o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho de Jair Bolsonaro, como líder do PSL na Câmara dos Deputados.
Vitor Hugo disse ter protocolado na Casa um requerimento com o apoio de 27 dos 53 deputados da bancada. Segundo ele, o deputado Delegado Waldir (PSL-GO) deve ser substituído pelo deputado Eduardo Bolsonaro assim que as assinaturas do pedido forem conferidas.
— Foi uma decisão dos deputados do PSL, da maioria, em função do tensionamento e dos posicionamentos do líder atual, que contrariava orientações do governo, que colocava em dúvida a transparência do partido, que atacava membros do partido de maneira desmedida — declarou Victor Hugo.
No anúncio, o líder do governo na Câmara lamentou a orientação de Waldir de obstrução da votação da MP que modifica estrutura do governo federal:
— Ele colocou em risco a votação de uma medida importante para o governo.
Segundo as regras da Câmara, a escolha do líder partidário é oficializada por um requerimento enviado ao presidente da Casa, Rodrigo Maia. O documento deve assinatura de maioria absoluta dos integrantes da siga.
'Eu estou vindo para colocar panos", diz Eduardo
Em entrevista após o anúncio, Eduardo disse que ficará no cargo até dezembro — quando haverá eleições do partido para definir o novo líder. Ele ainda tentou afastar a mudança na liderança da Câmara da crise que o PSL enfrenta.
— Todos nós somos a favor do presidente. Temos questões de divergências pontuais, porém neste momento, acredito com problema pontual dentro da liderança do PSL na Câmara, que não tem a ver com Bivar e Bolsonaro. Eu estou vindo para colocar panos.
Sobre seus planos para ocupar a embaixada do Brasil nos Estados Unidos e de integrar uma missão oficial à Ásia, na qual acompanharia o presidente da República, ele informou serem "temas secundários".
— Temos que cuidar do nosso mandato. Estou preocupado com a satisfação de nossos eleitores — declarou.
Atualmente, Eduardo é também presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara.