Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles foi internado no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, no fim da noite de terça-feira (27). Conforme boletim médico divulgado na manhã desta quarta-feira (28), o ministro ingressou na instituição com "mal-estar". Seu quadro clínico é considerado estável.
Conforme a nota assinada pelo diretor-técnico de Saúde do HFA, contra-almirante Nestor Francisco Miranda Júnior, Salles "encontrava-se assintomático", mas "a equipe assistente optou pela internação hospitalar para realização de exames de rotina". Ainda segundo o texto, a situação do titular do Meio Ambiente "evoluiu durante o período noturno sem intercorrências clínicas".
O ministro de 44 anos participaria, às 9h, da assinatura do Acordo de Cooperação Técnica Águas Jurisdicionais Brasileiras no Gabinete do Comandante da Marinha. Pela manhã, o presidente Jair Bolsonaro disse que não sabia da internação e foi informado pelos veículos de imprensa durante encontro com o presidente do Chile, Sebastián Piñera:
— Ele está bastante jovem, né!? Mas ele não está nessa pilha de nervos. Nós estamos muito bem, estamos conversando e é uma pessoa excepcional.
Salles é ministro do Meio Ambiente desde o início do governo Bolsonaro. Antes, ocupou a secretaria do Meio Ambiente de São Paulo (2016 a 2017) e foi secretário particular do então governador Geraldo Alckmin (2013 a 2014). É filiado ao Novo e fundador do Movimento Endireita Brasil (MEB).
Nos últimos dias, Salles tem as atenções voltadas para si devido às queimadas na Amazônia e as polêmicas que seguiram a questão ambiental, como declarações de Bolsonaro e a repercussão internacional.