O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, assume nesta quinta-feira (16) interinamente a presidência da República e fica no cargo até a manhã de sexta (17), quando o presidente Jair Bolsonaro retorna de sua viagem aos Estados Unidos. É a primeira vez que o deputado fica no cargo após a posse de Bolsonaro.
Ao embarcar para os Estados Unidos na terça-feira (14), o presidente da República passou o comando do país para o vice-presidente, Hamilton Mourão. No entanto, na tarde desta quinta, Mourão viajou para a China e, assim, o presidente da Câmara assume o Executivo federal.
Na China, o vice-presidente brasileiro participa da 5ª edição da reunião da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban), no dia 23 de maio, em Pequim. A Cosban é uma instância de cooperação e diálogo regular entre Brasil e China. As reuniões não ocorrem desde 2015.
Mourão também será recebido pelo presidente chinês Xi Jinping na sexta-feira (24), e terá encontros com empresários.
Antes de desembarcar na China, Mourão fará uma escala no Líbano, onde será recebido pelo presidente Michel Aoun. No sábado (18) pela manhã, o vice-presidente visita a força naval brasileira que atua na missão de paz das Nações Unidas no país.
O vice-presidente deixa a China na noite de sexta-feira (24) e, antes de retornar ao Brasil, faz uma parada em Florença, na Itália, onde visita um memorial da participação brasileira na Segunda Guerra Mundial.
O retorno de Mourão ao Brasil está previsto para domingo (26).