No dia 1º de janeiro de 2019, o 38º presidente da República do Brasil dará início ao seu mandato. Com um esquema de segurança reforçado por causa do atentado a faca sofrido durante a campanha, Jair Bolsonaro (PSL) tomará posse em um evento que envolve diversas cerimônias e deve reunir até 500 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.
A seguir, veja os detalhes do cronograma previsto e como acompanhar a posse nos veículos do Grupo RBS.
O trajeto
14h: trajeto até a Catedral
Jair Bolsonaro sai da Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência, com destino à Catedral Metropolitana de Brasília, localizada na Esplanada, onde encontrará o vice, general Hamilton Mourão. Em carros separados, eles seguirão ao Congresso Nacional. Ainda não há definição se eles desfilarão em carro aberto ou fechado, mas os últimos presidentes fizeram o percurso em um Rolls Royce que serve à Presidência da República desde a década de 1950.
14h50min: recepção no Congresso
Em um cortejo que deve durar 15 minutos, Bolsonaro, acompanhado da mulher, Michelle, e Mourão — também com a mulher, Paula —, serão recebidos pelo presidente do Senado, Eunício de Oliveira (MDB), e pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM). Também estarão presentes o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, e a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, além de outros líderes políticos.
15h: posse oficial na Câmara
Uma sessão solene no Plenário da Câmara, fechada para convidados, será conduzida por Eunício, que deve discursar após o presidente eleito. Às 16h, o Hino Nacional será executado pela Banda dos Fuzileiros Navais, e então o presidente e o vice-presidente serão considerados empossados.
16h20min: entrega da faixa no Planalto
Já como presidente empossado, Bolsonaro desfilará em direção ao Palácio do Planalto, trajeto que contará com a tradição de 21 tiros de canhão e desfile das tropas do Exército Brasileiro. Ao subir a rampa do Palácio, Bolsonaro será recebido pelo presidente Michel Temer, que entregará a faixa presidencial ao novo presidente. De seda, medindo 15 centímetros de largura, a faixa verde e amarela ostenta o Brasão da República bordado com fios de ouro.
16h30min: pronunciamento oficial
Em seguida, Bolsonaro fará seu primeiro discurso público como presidente à população presente. Neste momento, a nova equipe, com todos os ministros, será empossada. Essa etapa será encerrada com a foto oficial no Salão Oeste.
18h25min: chegada ao Itamaraty para receber autoridades
Para finalizar, um coquetel ocorrerá no Palácio do Itamaraty com a presença de aproximadamente 2,5 mil convidados, entre eles autoridades nacionais e internacionais.
Como acompanhar a posse
Os veículos do Grupo RBS trarão todas as informações sobre a posse, desde a cobertura em tempo real até os bastidores e análise sobre o governo:
- GaúchaZH: pelo site, os usuários poderão acompanhar ao vivo todos os passos de Bolsonaro e sua equipe, bem como da posse do novo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, com equipe de repórteres em Brasília e Porto Alegre informando em tempo real.
- Rádio Gaúcha: a emissora abrirá a transmissão das duas posses às 14h30min e intercalará a cobertura política com as informações do trânsito na volta dos gaúchos do feriadão de Ano-Novo. Daniel Scola comandará o programa especial direto da freeway, com participação de Kelly Matos, Carolina Bahia e as equipes de reportagem na Assembleia gaúcha, em Brasília e nas estradas do Rio Grande do Sul.
- Zero Hora: a edição impressa do dia 2 de janeiro trará toda a cobertura detalhada das posses, com informações de bastidores, análises de colunistas e projeções sobre o futuro dos novos governos estadual e presidencial.