O professor colombiano Ricardo Velez Rodriguez, indicado para assumir o Ministério da Educação no governo de Jair Bolsonaro, passou a integrar formalmente a equipe de transição do presidente eleito. A nomeação de Velez Rodriguez para cargo especial da equipe está publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (30) e é assinada pela Casa Civil da Presidência.
Nascido em Bogotá, na Colômbia, em 1943, Rodríguez é formado em filosofia pela Universidade Pontifícia Javeriana (1964). Ele tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: pensamento brasileiro, filosofia brasileira, filosofias nacionais, liberalismo e moral social.
Embora não tenha nascido no Brasil, Vélez Rodríguez pode assumir o ministério como naturalizado. São privativos de brasileiro nato apenas os cargos de presidente e vice da República, presidente da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, ministro do STF, cargos da carreira diplomática e de oficiais das Forças Armadas. O colombiano é professor associado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).