O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) contará com novos veículos durante sua gestão, que começa em 1º de janeiro de 2019. A União decidiu lançar licitação, por meio do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), para comprar 30 veículos. O governo estipulou teto de R$ 5,5 milhões para realizar o trâmite. Doze carros devem ser blindados, conforme informou o jornal O Globo. Os automóveis também serão usados para a escolta do vice-presidente eleito general da reserva Hamilton Mourão.
A escolta do presidente — chamada de cápsula presidencial — ou do vice-presidente deverá ser composta por cinco carros obrigatoriamente "de mesma marca, modelo e cor do veículo presidencial", informa o edital do GSI. Conforme o órgão, essas exigências visam a garantir que a presença exata do chefe de Estado não seja identificada por agentes externos.
Em relação aos carros blindados, o GSI indicou classe de proteção III-A, que é capaz de suportar disparos de armas como pistolas 9mm, submetralhadoras e revólveres calibre .44.
O pregão eletrônico para a compra dos novos veículos será realizado no dia 21 de novembro. As empresas que pretendem participar do processo devem acessar o sistema de compras do governo e apresentar propostas. Os veículos dos modelos Ford Fusion, Honda Accord, Toyota Camry e Hyundai Azera foram colocados como referência no edital do GSI.