Citados por réus de um processo que investiga desvios na Petrobras, o presidente Michel Temer, os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Moreira Franco (Minas e Energia) e o empresário Joesley Batista, do grupo J&F, devem depor à Justiça de Brasília. Eles foram arrolados como testemunhas por decisão do juiz Vallisney Oliveira, da 10ª Vara Federal. O magistrado considera “imprescindível” ouvi-los nesta fase do processo.
O despacho, proferido em 13 de setembro, mas divulgado somente nesta quinta (20), indica que os primeiros depoimentos devem ser colhidos no final de outubro. No caso de Temer, as respostas sobre questionamentos do juiz poderão ser respondidas por escrito.
Entre os réus no processo estão o ex-ministro Geddel Vieira Lima e o ex-deputado Rocha Loures, além de amigos de Temer, como o coronel João Batista Lima Filho e o ex-assessor da Presidência da República José Yunes.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) afirma que os réus faziam parte de um esquema que desviou recursos da Petrobras e de outros órgãos do governo. Temer, Padilha e Moreira teriam participação nas irregularidades, mas a situação deles não é analisada na primeira instância da Justiça, já que possuem foro privilegiado.
Na mesma decisão que determinou os depoimentos, o juiz Vallisney rejeitou os pedidos de absolvição sumária feita pelas defesas, que já haviam enviado respostas à acusação de organização criminosa.
Contrapontos
Ministro Moreira Franco: "O ministro Moreira Franco tem todo o interesse em se manifestar neste processo judicial para o esclarecimento da verdade e da absurdidade da acusação. Todavia, por ora, não pode fazê-lo em razão de decisão do STF e da Câmara dos Deputados."
Ministro Eliseu Padilha: "Não participei ou tomei ciência dos fatos imputados a qualquer um dos acusados, e sequer tive meu nome citado por eles ou por delatores. Ainda assim, estarei sempre à disposição dos poderes da República para cumprir meu dever de cidadão e homem público".
Presidente Michel Temer: por meio da assessoria do Palácio do Planalto, informou que não irá se manifestar.
Joesley Batista: informou que não irá se manifestar.