Um ano após o afastamento definitivo de Dilma Rousseff, a advogada Janaina Paschoal, uma das autoras do pedido de impeachment da petista, vê elementos suficientes para o afastamento do presidente Michel Temer. Em entrevista a ZH, por e-mail, a professora de Direito afirma que sua atuação no impeachment de Dilma "foi muito acertada" e que Temer desperdiçou "a chance de ser um estadista".
"Nunca disse que Temer seria a solução para nossos problemas. Temer esteve com o PT, pelos últimos 13 anos", diz.
Leia mais:
"O rei fica nu e não se incomoda de ficar nu", diz Cardozo sobre Temer
Como foi o discurso de Temer ao tomar posse como presidente da República
Relembre como foi a o discurso de Dilma após a aprovação do impeachment
Confira a íntegra da entrevista:
O afastamento definitivo de Dilma completa um ano nesta quinta-feira (31). Neste período, o que mudou no cenário político nacional?
O que mudou foi que os ilícitos vieram à tona; antes, aconteciam, mas estavam submersos. A transparência possibilita enfrentar os problemas.
Passado um ano, a senhora avalia como acertada a decisão de apresentar o pedido de impeachment de Dilma?
A decisão foi muito acertada, o impeachment deveria ter sido pedido e deferido antes; tivesse a presidente sido impedida antes, não teríamos chegado ao fundo do poço.
Como a senhora avalia a sua responsabilidade nesse processo?
Penso que, na condição de advogada e professora de Direito fiz o que era preciso, nos termos da CF (Constituição Federal) e das leis, para defender o país.
Na sua avaliação, por que os pedidos de impeachment de Michel Temer não avançam no Câmara?
Penso que a busca pela estabilidade econômica está sendo vista como prioridade, mas se trata de um equívoco.
A senhora acredita que há embasamento para um eventual impeachment de Michel Temer? Se sim, assinaria esse pedido, como ocorreu no afastamento de Dilma?
Sim, eu vejo elementos para impeachment, menos do que no caso de Dilma, mas há. A OAB já pediu o impeachment de Temer e eu apoiei, não tem razão para fazer outro. No caso de Dilma, a OAB só entrou bem depois de o nosso pedido ter sido admitido.
O governo Temer representou a solução para o país?
Nunca disse que Temer seria a solução para nossos problemas. Temer esteve com o PT, pelos últimos 13 anos.
Qual avaliação a senhora faz do governo Temer até o momento?
Não tinha expectativas com relação a ele. Esperança nunca morre. Eu sempre disse que entendia que os ilícitos deveriam ter resposta, nada além disso. Agora, todo ser humano pode aproveitar uma chance, ele teve a chance de ser um estadista. Não foi. Vamos tentar em 2018, caso ele realmente termine o mandato. Se não terminar, que se siga a Constituição. O que não podemos é nos conformar. A Política pode ser feita com P maiúsculo.