Apenas 3% dos brasileiros aprovam o governo Temer, 2% a menos do que em julho, segundo pesquisa do Ibope divulgada nesta quinta-feira (28). Este é o pior índice dos três levantamentos feitos neste ano pelo instituto a pedido da Confederação Nacional das Indústrias (CNI). O presidente ainda é rejeitado por 77% da população – no levantamento anterior, o índice era de 70%.
O levantamento foi realizado entre 15 e 20 de setembro e ouviu 2 mil pessoas em 126 municípios. De todos os voluntários ouvidos, 3% consideram o governo Temer bom/ótimo, 16% consideram regular, 77% veem como ruim/péssimo e 3% não sabem/não responderam. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
A aprovação é menor do que a de José Sarney, Fernando Collor e Dilma Rousseff no auge da impopularidade.
O nível de confiança da pesquisa é de 95% – isto é, levando em conta a margem de erro, a probabilidade de o levantamento retratar a realidade da opinião pública é de 95%.
A confiança da população no presidente também diminuiu. Agora, apenas 6% dos entrevistados disseram confiar em Temer. Em julho, este número era de 10%.
Ao mesmo tempo, o porcentual dos que não confiam no presidente aumentou de 87% para 92% entre as duas pesquisas. Os que não sabem ou não responderam essa questão foram 2%.
Governo Temer x Governo Dilma
A avaliação de que o governo do presidente Michel Temer é melhor do que a gestão da ex-presidente Dilma Rousseff registrou queda de 11% para 8%, entre julho e setembro deste ano, mostra a pesquisa.
A parcela da população que considera que o governo Temer é pior do que o da petista aumentou de 52% para 59%, de uma edição da pesquisa para a outra. Para 31%, os dois governos são iguais, ante 35% no levantamento anterior. Outros 2% não sabem ou não responderam.
Avaliação de 2017, segundo o Ibope
Julho
No levantamento anterior, feito em julho, Temer era aprovado por 5% da população e rejeitado por 70%.
Março
Já na primeira pesquisa do ano, em março, o presidente recebia aprovação de 10% e rejeição de 55%.