Na tarde desta quarta-feira (24), forças de segurança e manifestantes entraram em confronto, em Brasília, durante o protesto contra o presidente Michel Temer. O ato acabou com 49 pessoas feridas e oito presos.
Leia mais:
Ministério da Defesa vai enviar 1,5 mil militares para Brasília
Protesto em Brasília termina com oito presos e 49 feridos
Após protesto contra Temer, manifestantes se dispersam em Porto Alegre
__________________________________
Em fotos, confira os principais momentos do ato:
Milhares em Brasília contra Temer
Milhares de pessoas se reuniram em Brasília, nesta quarta-feira (24), para protestar contra o presidente Michel Temer – um dos principais políticos atingidos pela delação da JBS. A Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social do Distrito Federal (SSP-DF), afirma que cerca de 45 mil pessoas participaram do ato. No entanto, os organizadores do evento afirmaram um número perto dos 200 mil.
Marcha até o Congresso
Na tarde, o grupo partiu em caminhada até o entorno do Congresso, onde se concentraram e discursos com palavras de ordem contra Temer e as reformas propostas pelo seu governo foram proferidos.
Ânimos acirrados
Parte dos manifestantes tentou ultrapassar as barreiras impostas pela Polícia Militar do DF. Com essas investidas, o clima entre os PMs e o grupo começou a ficar tenso.
Início do confronto
Os embates começaram por volta das 14h desta quarta-feira (24) quando um grupo de mascarados tentou furar a barreira policial em frente ao Congresso.
Força Nacional e Polícia Militar contra os manifestantes
A Força Nacional e a Polícia Militar (PM) usaram bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha para conter os manifestantes, que avançavam pelo gramado. O Congresso estava cercado por grades instaladas mais cedo e por um cordão formado por policiais.
Incêndios
Durante o momento mais tenso do confronto, parte dos manifestantes provocou diversos focos de incêndio no entorno da Esplanada dos Ministérios. Princípios de incêndio foram registrados em ao menos quatro prédios de ministérios.
Banheiros químicos, pedaços de placas, barricadas da PM, pedaços de telefones públicos e até uma bicicleta foram utilizados como "combustível":
Presos e feridos
O protesto em Brasília terminou com 49 pessoas feridas e oito presos, conforme a assessoria de comunicação da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social do Distrito Federal (SSP-DF). Dos feridos, ao menos um foi atingido por disparo de arma de fogo. No entanto, ainda não foi esclarecido se era de munição letal. O autor do disparo não foi identificado até o momento.
Temer autoriza emprego das Forças Armadas em Brasília
Em função da manifestação violenta na Esplanada, Temer autorizou a atuação das Forças Armadas para garantir a segurança e proteger prédios públicos em Brasília. A segurança do entorno da Esplanada dos Ministérios e dos palácios do governo federal vai contar com o acréscimo de 1,5 mil militares.
*Zero Hora