O deputado federal Jair Bolsonaro (RJ) está negociando para deixar o partido atual, o PSC, e ingressar no "Muda Brasil" para disputar a eleição presidencial, em 2018. De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, o parlamentar também pretende levar três filhos para a legenda, que está em processo de criação.
Apoiado pelo ex-deputado Valdemar Costa Neto, um dos condenados no mensalão, o Muda Brasil deverá ter o pedido de fundação protocolado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na próxima semana. De acordo com o presidente do movimento, José Renato da Silva, a sigla já conta com as 486 mil assinaturas necessárias para obter o registro eleitoral.
Leia mais
Lula amplia vantagem no primeiro turno e empata no segundo, mostra pesquisa
Lula é o presidenciável com maior potencial de votos, afirma Ibope
Brasil poderá eleger "figuras semelhantes a Trump" em 2018, diz Dilma
Três filhos de Bolsonaro deverão ser lançados pela sigla para as eleições do próximo ano. Dois deles, segundo o jornal, deverão disputar vagas na Câmara, enquanto Flávio Bolsonaro concorrerá a uma cadeira no Senado.
José Renato é ex-dirigente do Partido da República (PR) – sigla na qual Costa Neto é filiado. À Folha, o presidente do Muda Brasil afirmou que "não pode tocar conversas com quem quer que seja", mas reconheceu que tem proximidade com a família Bolsonaro. Nas eleições de 2014, ele trabalhou na prestação de contas do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSC).
Cenários para 2018
Em pesquisa divulgada no último domingo (30), o deputado Jair Bolsonaro varia entre a segunda e a terceira colocação nas intenções de voto em seis cenários diferentes.