Um vídeo compartilhado na página do prefeito de Caxias do Sul no Facebook ganhou destaque nesta sexta-feira entre os usuários da rede social. Na filmagem, Daniel Guerra (PRB) aparece telefonando para o médico de um posto de saúde que faltou ao plantão.
– O senhor poderia me dizer qual o motivo da sua ausência aqui na UBS (Unidade Básica de Saúde)? É seu dia de plantão hoje. Nós temos 16 pacientes que estavam na sua agenda e o senhor não está aqui atendendo. (...) É, mas o senhor tinha hoje aqui um horário para atender 16 pacientes. (...) Então o senhor faça a gentileza de vir cumprir o seu horário aqui, ok? Até porque, pelo que me consta, o salário está em dia e a parte da sua obrigação é estar prestando serviço, servidor. Então gostaria que o senhor ponderasse, em respeito à população – cobra Guerra.
Leia mais:
Pelo menos 20 médicos devem pedir exoneração da prefeitura de Caxias
Justiça marca nova audiência para tratar da abertura da UPA de Caxias
Moradores de Caxias pedem socorro durante audiência pública de segurança
Em 18 horas de postagem, a gravação teve 1,8 mil curtidas e mais de 2,5 mil compartilhamentos. No Youtube, 808 pessoas assistiram ao vídeo e apenas quatro o avaliaram de forma negativa. Nos comentários, há quem apoie a atitude do prefeito e quem questione se ele faria o mesmo sem estar sendo filmado.
Segundo Guerra, o objetivo de percorrer os locais de atendimento e fiscalizar aqueles que estão cumprindo com o horário de serviço é "sensibilizar para a causa da saúde pública, onde a população precisa ser atendida" e "mostrar uma administração que se preocupa com as pessoas e que "não vai tolerar falta de atendimento em uma área essencial, como é o caso da saúde".