As urnas eletrônicas estão prontas para serem distribuídas nas 1.013 sessões em Caxias do Sul. Todos os testes necessários de configuração já foram feitos pela Justiça Eleitoral. A logística é a mesma do primeiro turno. A distribuição começa às 8h deste sábado (29) e tem previsão de conclusão às 12h.
No segundo turno, com apenas um voto a ser dado, a estimativa do Cartório Eleitoral é de 10 a 12 segundos por eleitor - isso se a digital for reconhecida na primeira tentativa.
No primeiro turno, 15,07% dos eleitores de Caxias não tiveram as digitais reconhecidas. Conforme o coordenador da zona eleitoral 169, Edson Borowski, a Justiça Eleitoral fez uma avaliação dos equipamentos, que estavam em funcionamento normal, e um trabalho de reforço no treinamento dos mesários.
De todas as sessões da cidade, apenas cinco tiveram um índice de não reconhecimento acima de 30%. O local onde isso mais ocorreu foi na localidade de Loreto, no interior. Já havia uma expectativa de tendência a mais eleitores não terem as digitais reconhecidas na zona rural devido ao desgaste pelo trabalho na agricultura.
No entanto, em uma sessão de votação no colégio Presidente Vargas, no centro da cidade, o índice passou de 40%. Por isso, o Cartório entende que também o procedimento de mesários na leitura das digitais possa não ter sido adequado.
Também houve situação em que, no mesmo local de votação, uma sessão teve 20% de não reconhecimento e outra apenas 7% de não reconhecimento.
A orientação para quem tiver problema no reconhecimento das digitais tanto no primeiro quanto no segundo turno é que procure o cartório eleitoral, mas apenas a partir do dia 07 de novembro. O horário de abertura será entre as 12h e as 19h.