Grace Maria Fernandes Mendonça não é somente a primeira mulher no escalão principal do presidente Michel Temer, é também a primeira mulher a assumir oficialmente o cargo de advogada-geral da União. Ela substituíra Fábio Medina Osório. A mudança foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União, no início da tarde desta sexta-feira.
Funcionária de carreira da Advocacia-Geral da União (AGU) e responsável pelo acompanhamento das ações no Supremo Tribunal Federal (STF), Grace atuava, atualmente, como secretária-geral de Contencioso.
Leia mais:
Temer demite Fábio Medina Osório, da AGU, e governo terá a primeira mulher no ministério
Decisões tomadas sem consultar o Planalto levaram à demissão de Fabio Medina Osório da AGU
Prestes a completar 49 anos, Grace nasceu em Januária, cidade do interior de Minas Gerais. Em 1990, formou-se em Direito no Centro Universitário do Distrito Federal e é especialista em Direito Processual Civil pelo Instituto Brasileiro de Direito Processual. Em 2014, iniciou o mestrado em Constituição e Sociedade no Instituto Brasiliense de Direito Público. Desde 2001, atua como advogada da União. Em 2008, Grace chegou a exercer interinamente o cargo de Advogado-Geral da União.
Com a substituição, Temer pretende resolver dois problemas: inclui a primeira mulher no primeiro escalão do governo e tira um ministro que, além de ter um trabalho que vinha sendo contestado pelo governo, teve uma conversa classificada por alguns interlocutores como "dura" com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha.
Com agências.