O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez, na tarde desta quinta-feira, em um hotel em São Paulo, um discurso de uma hora e oito minutos para se defender da denúncia da força-tarefa da Operação Lava-Jato. O Ministério Público Federal, que acusa o petista de corrupção e lavagem de dinheiro no caso de triplex de Guarujá, apontou-o como o "grande general" do esquema de corrupção da Petrobras. Veja como foi o pronunciamento, em 10 frases:
SEM PECADOS
"Provem uma corrupção minha que irei a pé para ser preso, como as pessoas vão a pé até Aparecida para pagar pecados."
POPSTAR
"Eu estou falando como cidadão indignado. Eu tenho história pública conhecida. Só ganha de mim no Brasil Jesus Cristo".
CLONE
"Porque as pessoas prometeram tanto, falaram tanto, achincalharam tanto, divulgaram tanto, escreveram tanto, que eu falei: Puxa vida, esses caras devem ter um homônimo, alguém que não seja o Lula, que cometeu um crime bárbaro."
NOVELA
"Como em uma novela, eles criaram um final: elegeram Temer, destituíram Dilma e depois o Cunha. Agora, querem destruir a vida política de Lula."
GOLPE
"Inventaram uma mentira e tornaram essa mentira uma verdade aos olhos da opinião pública e fizeram com que deputados, em uma noite que nunca o Brasil esquecerá, recomendassem que a Dilma fosse passar pela admissibilidade do Senado. Sempre entendi que o Senado tinha um nível superior. Eles conseguiram dar um golpe tranquilo e pacífico, sem militares nas ruas."
PERSEGUIÇÃO A ANTECESSORES
"Juscelino foi vítima de mais inquéritos que eu. Não tenho a vocação de Getúlio para me dar o tiro, do Jango para sair do Brasil. Portanto, se eles querem me tirar, vão ter que disputar comigo, na rua. Eles achavam que eu estava vencido. Não sangrei e fui reeleito em 2006 embaixo da maior baixaria eleitoral acontecida até então. Meu adversário, com cara de santinho, estava nervoso. Eu me 'quedei' tranquilo e ganhei as eleições. Tenho consciência de que meu fracasso teria agradado meus adversários e não teria despertado tanto ódio com o PT. O que despertou a ira foi o sucesso do meu governo, a maior política de inclusão social deste país."
FHC
"Eu digo que o FHC, naquela ocasião (nas eleições de 2002), preferia mais que eu ganhasse do que o Serra (José Serra, então candidato pelo PSDB). A tese dele era que o operário vai ganhar, vai ser um fracasso absoluto vai gritar: 'volta, volta'."
HELICÓPTERO
"Eles tinham prova do helicóptero (em referência ao aparelho apreendido com cocaína do ex-deputado Gustavo Perrella). Eles tinham prova, mas não tinham convicção."
MANCHETES
"Hoje vivemos um momento no Brasil que a lógica não é mais o processo, a lógica é a manchete. Quem vamos criminalizar pela manchete? Quem vamos demonizar?"
PRESENTES
"Eu não tenho onde guardar os presentes que ganhei de chefes de Estado. Não posso levar pra casa. Não posso usar relógio de ouro, porque daí o ladrão me leva o pulso e tudo."