Foi a partir da reação de entusiasmo de Michelzinho, filho de 7 anos do presidente interino Michel Temer, que a nova identidade visual do Governo Federal foi escolhida.
Conforme o publicitário Elsinho Mouco contou ao jornal Folha de S. Paulo, das duas versões que haviam sido mostradas para Temer, sua mulher e seu filho na casa da família às vésperas do afastamento da presidente Dilma Rousseff, o menino gostou daquela em que a esfera celeste com uma faixa que diz "Ordem e Progresso" flutua sobre a palavra "Brasil" vista em perspectiva, logo abaixo do globo.
Veja mais:
Novo logo do governo é divulgado e vira meme nas redes sociais
Governo desiste de criar secretaria para Cultura
Temer admite não ter apoio popular, mas reafirma legitimidade de seu governo
– Quando entrou na sala, ele olhou e falou "que lindo", com uma expressão de criança mesmo, verdadeira e emocional. Se uma criança gosta, é porque a gente tem algo puro, tem algo bom na mão. Foi o Michelzinho quem escolheu a marca – disse Mouco ao jornal.
Mas, mesmo que tenha encantado os Temer num momento de bastidores do marketing político, a marca causou estranhamento entre designers ouvidos pelo jornal pelo uso do degradê azulado e de seus contornos tridimensionais. Alguns compararam a peça ao trabalho de Hans Donner, criador da identidade visual da TV Globo no auge de sua carreira, que decolou em 1974 com o logo da emissora desenhado num guardanapo.
Nas redes sociais, o novo logo provocou memes.