O prefeito eleito de Capão da Canoa disse que ainda não teve a oportunidade de conversar com o candidato vencido na disputa de domingo (6). O contato, talvez, poderá ser feito dentro de casa, em uma reunião familiar: os dois únicos oponentes na eleição do município do Litoral Norte do Rio Grande do Sul são irmãos.
Valdomiro Matos Novaski (Republicanos) obteve 17,3 mil votos (57,68% do total) e superou Joel de Matos Novaski, o Pardal (PDT), que recebeu 12.729 votos (42,32%). Ao g1, o eleito disse não esperar problemas na relação com o irmão "opositor":
— Ainda não tive tempo de convesar com ele, não tive oportunidade. Da minha parte, não vai ter problema nenhum, continua normal. Eu sou uma pessoa cristã, e a gente tem que amar o próximo como a si mesmo. Ainda mais meu irmão.
Com a eleição, Valdomiro de Matos Novaski, de 69 anos, volta ao cargo de prefeito, que ocupou entre 2013 e 2016. Já Pardal – apelido de Joel de Matos Novaski, de 59 anos –, deve encerrar o atual mandato de vereador no final de 2024.
Valdomiro terá como vice Renatinho. Eles comemoraram o resultado em um comício, no município de 63,5 mil habitantes. "O sorriso da vitória conquistada com muito suor e muita fé. Essa conquista é de vocês", escreveu Valdomiro nas redes sociais.
A chapa de Valdomiro (Republicanos, PL e PP) elegeu seis vereadores. Já a coligação que apoiou Pardal (PDT, MDB, Podemos, PRD, PSB, PSDB, Cidadania e PSD) elegeu sete. A Câmara Municipal de Capão da Canoa tem 13 cadeiras.
A cidade do Litoral Norte é uma das principais praias do Rio Grande do Sul. No verão, a população de 63,5 mil pessoas se multiplica, com a estadia de turistas e de pessoas de outras regiões que mantêm casas na cidade.