Após a confirmação da ida ao segundo turno das eleições presidenciais contra Jair Bolsonaro (PL) neste domingo (2), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Sila (PT) disse que gostaria de ter vencido o pleito deste ano ainda no primeiro turno. Mas salientou que o segundo turno é mais uma oportunidade de "fazer comparações do Brasil que ele construiu e do Brasil que nós construímos", em referência aos quatro anos da gestão Bolsonaro.
Após as falas da presidente do PT, Gleise Hoffman, e do candidato a vice na chapa presidencial, Geraldo Alckmin, Lula se mostrou confiante com o fato de os números das pesquisas mostrados ao longo da campanha terem se confirmado neste domingo.
— Durante toda essa campanha, a gente esteve na frente nas pesquisas de opinião pública de todos os institutos, mesmo naqueles que não queriam que a gente ganhasse colocavam a gente em primeiro lugar. E eu sempre achei que a gente ia ganhar essas eleições, e eu quero dizer para vocês que a gente vai ganhar essas eleições. Isso para nós é apenas uma prorrogação — afirmou o petista.
Em determinado momento, o ex-presidente parabenizou os candidatos "que se elegeram, independentemente do partido a que as pessoas pertençam, se são contra nós ou a favor", e também agradeceu ao povo brasileiro pelo que ele considerou "gesto de generosidade".
Lula ainda relembrou o ano de 2018, quando foi impedido de participar do pleito pela Justiça Eleitoral, e se disse motivado:
— Há quatro anos, eu era tido como se fosse um ser humano jogado fora da política. E eu disse que a gente retornaria com mais força, com mais vontade, com mais disposição. Porque a única razão de a gente parar de lutar é o dia que o povo brasileiro tiver outras centenas e centenas de lideranças que consigam fazer com que ele conquiste aquilo que precisa para melhorar de vida.
Lula ainda reforçou que, com a ida de Fernando Haddad ao segundo turno para o governo paulista, "São Paulo será um grande palco de um confronto nacional e estadual":
— Um confronto de ideias, um confronto programático. Um confronto de propostas para a sociedade, e eu estou disposto a fazer tudo o que for possível, e eu tenho certeza, Haddad, que nós vamos ganhar São Paulo e nós vamos ganhar o Brasil.