O resultado da quarta rodada da pesquisa de intenção de votos Ipec, encomendada pela TV Globo, foi divulgada na noite desta segunda-feira (12) no Jornal Nacional. Conforme o levantamento, metade dos eleitores (50%) diz não votar no presidente Jair Bolsonaro (PL) de jeito algum e 35% rejeitam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Bolsonaro e Lula oscilaram um ponto, ambos dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, em relação à pesquisa passada, divulgada em 5 de setembro. Os dados são do portal G1.
Desde 15 de agosto, quando a pesquisa iniciou, Bolsonaro aparece com um crescimento na rejeição acima da margem de erro, passando de 46% para 50%. Já o petista oscilou para mais, passando de 33% para 35%.
O presidente é o mais rejeitado entre moradores do Nordeste (61%), eleitores sem religião ou que não professam a fé cristão (57%), pessoas em que alguém do domicílio recebe benefícios do governo federal (56%) e moradores da capital e da periferia (54% em ambos).
Já Lula vai pior entre pessoas com renda familiar com renda acima de cinco salários mínimos (51%), evangélicos (51%), moradores da região Sul (46%) e pessoas com ensino superior (42%).
A pesquisa divulgada nesta segunda-feira, mostra ainda que Lula lidera as intenções de voto com 46% contra 31% de Bolsonaro, no primeiro turno. Ciro Gomes (PDT) aparece com 7% e Simone Tebet (MDB) está com 4%. Brancos ou nulos somam 6% e 4% não sabem ou não responderam. Felipe d'Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil) seguem com 1% cada.