Candidato ao governo do Piauí, Silvio Mendes (União Brasil) fez um comentário de teor racista à jornalista Katya Dangeles, na quarta-feira (31), durante uma sabatina na TV Meio Norte. O político afirmou que a entrevistadora é "quase negra na pele, mas uma pessoa inteligente".
— Você que é quase negra na pele, mas você é uma pessoa que é inteligente, teve a oportunidade que a maioria não teve e aproveitou. Eu, que te conheço há tantos anos, imagino quantas discriminações você não sofreu — disse Mendes após ter sido questionado sobre feminicídio e minorias.
O trecho causou repercussão negativa nas redes sociais. Em nota enviada ao portal G1, a assessoria do candidato afirmou que Silvio Mendes nutre "profunda admiração" pela profissional e que, após a sabatina, entrou em contato e pediu desculpas, reconhecendo o erro (veja abaixo). Procurada, Katya Dangeles afirmou que não iria se pronunciar sobre o caso.
O candidato também se pronunciou por meio do Twitter. Na rede social, disse que fez "uma fala infeliz" e afirmou ainda que refletiu sobre o assunto e aprendeu "com esse erro":
Leia a nota assinada pela assessoria do candidato:
"Devido a repercussão em torno de um trecho da entrevista do candidato a governador Sílvio Mendes à TV Meio Norte, esclarece-se:
Sílvio tem profunda admiração, respeito e carinho à jornalista Katya Dangeles, quem considera uma amiga desde os tempos que ela trabalhava no jornal Diário do Povo cobrindo matérias políticas quando ele era prefeito de Teresina. Após a entrevista, Silvio entrou em contato com Katya e pediu suas sinceras desculpas, reconhecendo o erro."