O Partido dos Trabalhadores e a Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) confirmaram em convenção nacional, nesta quinta-feira (21), em um hotel de São Paulo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) candidatos à presidência da República. Lula cumpre agenda no Recife, em Pernambuco, e não participou do encontro.
Esta é a sexta vez que Lula concorre ao Palácio do Planalto. Na primeira vez, em 1989, ele perdeu o segundo turno para Fernando Collor (PRN). O político ainda concorreu em 1994 e 1998 e venceu as eleições de 2002 e 2006. Quando Lula foi reeleito presidente, Geraldo Alckmin, então no PSDB, concorreu contra ele e a eleição foi decidida no segundo turno.
O PT e o PV realizaram convenções individuais, além do PCdoB, que realizou o próprio encontro partidário nessa quarta-feira (20). Após essas reuniões de formalização da chapa em cada sigla, os três partidos se reuniram para a convenção da federação, em São Paulo. A própria presidente do PT, Gleisi Hoffmann, disse que se trata de um encontro protocolar, apenas para formalização.
De acordo com o calendário estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os partidos devem realizar suas convenções entre 20 de julho e 5 de agosto. Nessa quarta-feira (20), o PDT confirmou Ciro Gomes candidato à presidência da República, o pré-candidato André Janones será confirmado cabeça de chapa do Avante no sábado (23) e no próximo domingo (24), o PL vai confirmar a candidatura de Jair Bolsonaro à reeleição.