Os mesários e participantes do processo eleitoral de 2020 devem, o quanto antes, baixar em seus celulares o aplicativo "Carteira BB", do Banco do Brasil, para recebimento do auxílio-alimentação referente aos turnos trabalhados. A carteira digital está disponível, de forma gratuita, para download na App Store e no Google Play. A informação foi disponibilizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) nesta sexta-feira (6).
Após realizarem o download do aplicativo, o usuário deve efetuar o cadastro, informando o número do CPF, nome completo, data de nascimento, número de celular e e-mail. Na sequência, o beneficiário digitará um código, recebido por SMS, e criará uma senha pessoal.
Nas eleições de 2020, o auxílio-alimentação será de R$ 40 para cada turno trabalhado. Os mesários receberão, em momento oportuno, número de vouchers que darão acesso ao auxílio diretamente na Carteira BB.
Cuidados previstos no dia das votações
- Em parceria com a iniciativa privada, serão distribuídas 7,5 milhões de máscaras para todos os mesários do país, para que possam trocá-las três vezes ao longo do dia, além de 1,8 milhão de escudos faciais. Cada mesário terá, ainda, um frasco de álcool gel, para higienização pessoal
- Para reforçar os cuidados entre os eleitores, haverá um milhão de litros de álcool gel nas seções, para que eles limpem as mãos na entrada e na saída. Os eleitores deverão chegar à seção de máscara, respeitar distanciamento (com marcação no piso) e levar a própria caneta para assinar presença (para quem esquecer, deverá haver distribuição)
- A biometria está suspensa no pleito deste ano. O sistema usa impressão digital para identificar o eleitor e não pode ser higienizado com frequência (risco de estragar em razão do álcool)
- Depois de votar, o eleitor não receberá o comprovante em papel, como de costume, para evitar contato. A comprovação poderá ser acessada pela internet, nos sites do TSE ou do TRE-RS