Depois de um primeiro turno com dois debates em formato drive-in, Manuela D'Ávila, do PC do B, e Sebastião Melo, do MDB, se encontrarão, nesta quarta-feira (18), na primeira troca de ideias do segundo turno. Promovido pela Rádio Gaúcha e GZH, o encontro entre os dois candidatos à prefeitura de Porto Alegre será transmitido ao vivo, a partir das 8h10min, no espaço do programa Gaúcha Atualidade. Dessa vez, o debate será realizado na redação de GZH, com obediência rigorosa dos critérios de proteção sanitária e com o distanciamento recomendado.
Com quatro blocos, o debate, que será mediado pelo jornalista Daniel Scola, titular do Gaúcha Atualidade, terá questionamentos diretos entre os candidatos, perguntas formuladas pela produção do programa, dúvidas dos ouvintes da Gaúcha e espaço para considerações finais. Dessa vez, o debate não contará com o formato pergunta-resposta-réplica-tréplica, mas sim com pergunta, resposta de cada candidato e debate entre os dois concorrentes à prefeitura.
Melo, primeiro colocado no primeiro turno, Manuela, segunda, e Scola, mediador da troca de ideias, estarão distribuídos em um formato de triângulo, com praticamente 2m50cm de distância entre cada um.
A transmissão também contará com a participação da colunista Rosane de Oliveira, comentarista do Gaúcha Atualidade. Ela irá informar os temas que os ouvintes mais estão comentando nas redes sociais e e no WhatsApp da rádio e que esperam ser abordados pelos políticos. O encontro deve ter aproximadamente uma hora e cinquenta minutos de duração, com foco na apresentação de propostas para a melhoria da cidade.
— Esse primeiro debate do segundo turno é muito importante, porque as campanhas são muito curtas nesse ano, apenas duas semanas. Vai ser o primeiro momento que os candidatos vão ter a oportunidade de debater soluções para a cidade nos próximos quatro anos. Muita gente vai poder decidir entre um ou outro, ouvindo as propostas deles — explica Andressa Xavier, editora-chefe da Rádio Gaúcha.
Como vai funcionar
- O debate será realizado de forma presencial, na redação de GZH, com o devido distanciamento entre os candidatos e o mediador
- Cada candidato terá direito de levar dois assessores. Um deles poderá se aproximar do candidato durante os intervalos
- Para evitar contatos desnecessários, cada equipe deverá levar água. Também é recomendado o uso de máscaras e de álcool gel
Como acompanhar
- Data: quarta-feira (18)
- Horário: a partir das 8h10min no programa Gaúcha Atualidade
- Onde: ao vivo na Rádio Gaúcha, com transmissão em vídeo em GZH e ampla cobertura antes, durante e depois em GZH, Zero Hora e Diário Gaúcho
É isso mesmo?
Repórteres do Grupo de Investigação da RBS (GDI) farão a checagem de declarações dos candidatos durante o debate. As verificações serão publicadas sob o selo É isso mesmo?, em GZH, Zero Hora e Diário Gaúcho.
Regras
O debate terá quatro blocos
1º bloco - Perguntas formuladas pela produção do programa e por ouvintes com temas livres
Os candidatos responderão as perguntas feitas pela produção do programa, definidas por sorteio, que será realizado pelo mediador no momento do debate, e por um ouvinte. A ordem de quem responde primeiro será alternada, sendo sorteada previamente a ordem de quem responde a primeira pergunta do debate.
2º bloco - Perguntas entre os candidatos com temas livres
Os candidatos farão perguntas entre si. As perguntas desse bloco serão feitas de forma alternada, seguindo a ordem do bloco anterior.
3º bloco - Perguntas formuladas pela produção do programa e por ouvintes com temas livres
Os candidatos responderão as perguntas feitas pela produção do programa, definidas por sorteio, que será realizado pelo mediador no momento do debate, e por um ouvinte. As perguntas desse bloco serão respondidas de forma alternada, seguindo a ordem do bloco anterior.
4º bloco - Considerações finais
Cada participante terá dois minutos para considerações finais. A ordem também foi definida em sorteio.