O candidato do Novo ao governo do Estado, Mateus Bandeira, comemorou o desempenho do partido na disputa e afirma que a sigla conseguiu seus propósitos ao longo da campanha. Disputando pela primeira vez um cargo eletivo, ele obteve mais de 200 mil votos, e ainda viu seu colega de partido Marcel Van Hattem despontar como o deputado federal mais votado do Rio Grande do Sul.
— O que fica desta eleição é o orgulho de ter participado do início de um processo para melhorar a forma de se fazer política. Tivemos a coragem e a ousadia de falar sempre a verdade, investindo nosso tempo e recursos pessoais — disse, ao lembrar que o Novo não utiliza os fundos partidário e eleitoral.
A campanha do Novo focou em temas polêmicos, como privatizações, revogação do estatuto do desarmamento e novos modelos de educação. Apesar da pouca estrutura e de apenas seus segundos de tempo na TV, a candidatura demonstrou fôlego nas redes sociais, com cerca de 160 mil seguidores e vídeos com milhares de visualizações.
— Mais do que um voto, cada pessoa que escolheu o 30 deixou registrado que quer um Estado mais moderno, menos burocrático e que priorize áreas essenciais, ao invés de inchar estatais e desperdiçar o dinheiro público — salientou o ex-secretário do Planejamento.
No país, o presidenciável João Amoêdo teve mais de 2,6 milhões de votos.