Em maio deste ano, a cidade de Santa Cruz do Sul, na região dos Vales, apresentava duas situações que preocupavam as autoridades: eram 13 mil casos confirmados do novo coronavírus e 335 casos de dengue. Esse cenário trouxe um desafio para a cidade que já vinha tomando todas as medidas de proteção contra a pandemia.
O projeto “Protege Santa Cruz” foi estrategicamente pensado pela Prefeitura unindo esforços com o Grupo RBS para controlar a situação e oferecer cuidado, proteção e conscientização para os moradores da cidade sobre as duas doenças.
Conscientização de porta em porta
Munidos da principal arma contra o novo coronavírus e a dengue, a conscientização, 50 agentes de Saúde e Endemia de Santa Cruz do Sul realizaram uma ação nos bairros Progresso e Esmeralda no dia 29 de maio. Foram levados kits com repelentes, álcool em gel, máscaras e muita informação para os moradores da região. A equipe de saúde distribuiu os informativos com o foco nas duas doenças em mais de 1200 residências, e foram entregues 550 kits durante as visitas. Os agentes de endemia realizaram ainda vistorias nos pátios das casas para a coleta de larvas para verificar a presença do mosquito Aedes Aegypti e aplicaram larvicida para eliminar possíveis focos. Na semana seguinte, foram vistoriadas áreas públicas dos bairros para prevenir a multiplicação de focos do mosquito da dengue.
Cenário promissor
Caminhando junto aos cuidados realizados em Santa Cruz do Sul, a cidade atingiu, até 12 de junho, a marca de 50 mil pessoas vacinadas com a primeira dose contra o coronavírus, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde. O ritmo de vacinação segue para que a população esteja protegida o mais rápido possível. De acordo com os boletins epidemiológicos da Prefeitura, a cidade já soma 2.185 casos de dengue e 15.729 casos confirmados de covid-19.
As campanhas informativas são frequentes nas ruas, na RBS TV e na rádio Atlântida dos Vales, 93.3. Durante três meses, de maio a julho, serão repassadas as formas de prevenção contra a covid-19 e a dengue.
“Protege Santa Cruz” conta com o apoio da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo e do Laboratório Santa Cruz.