Candidato a prefeito de Caxias do Sul pelo PL, Maurício Scalco recebeu 48,62% ou 110.476 dos votos válidos no segundo turno da eleição, neste domingo (27). Ele disputava o cargo com o atual titular, agora reeleito, Adiló Didomenico (PSDB). A diferença foi de 6.254 votos.
Scalco acompanhou a apuração de casa, no bairro Madureira. Após a confirmação do resultado, por volta de 18h30min, ligou para o adversário para o parabenizar pela vitória.
No início da apuração, quando Scalco saiu na frente no resultado, o clima no comitê do candidato, na Rua Júlio de Castilhos, era de festa. Porém, logo após a virada, por volta de 17h30min, os apoiadores começaram a desmobilização.
Scalco concedeu entrevista coletiva com avaliação do resultado no Hotel Intercity, na companhia do deputado federal Maurício Marcon (Podemos) e dos vereadores eleitos Capitão Ramon (PL) e Alexandre Bortoluz (PP).
Ele parabenizou o prefeito Adiló e agradeceu os mais de 110 mil votos conquistados. Assim como fez na campanha, apontou problemas do município, principalmente na saúde e educação.
— A democracia é feita dessa forma. Caxias escolheu seu representante. Estivemos nos bairros e o poder público não está chegando para a população que precisa. A população pode contar comigo e continuarei cobrando por serviços públicos de qualidade porque pagamos altos impostos. Nossa batalha é pela população que merece um transporte melhor e que está na fila por consultas e exames. Essa batalha iniciou há quatro anos e terá continuidade. Nossa batalha continua, perdemos a eleição mas ganhamos muitas pessoas que pensam como a gente.
Em seguida, Scalco passou a palavra para a candidata a vice, Gladis Frizzo, a quem agradeceu pela caminhada:
— Tenho certeza que cada um de nós deu seu máximo, tentamos mostrar pra Caxias que havia outro caminho, mas compreendo que o caxiense é conservador, que na dúvida preferiram ficar onde estavam. Foi colocado para a população que éramos uma aventura e agora temos o governo que merecemos. Todo povo tem o governo que merece. Não éramos peritos em campanha, mas demos um susto nessa gente e esperamos que aprendam com isso e que façam o melhor. Quem ganha com isso é o caxiense. Estávamos como formiguinhas enfrentando elefantes — declarou Gladis.
Scalco também falou sobre seus próximos passos.
— Meu futuro político está só começando. Consegui alcançar um feito gigante, com mais de 110 mil votos. São muitas pessoas que entenderam o recado, e estarei com elas. Não estou me distanciando da política, sou presidente do PL e tenho a responsabilidade com os vereadores eleitos . Então é um intervalo de campanha, podemos dizer assim.
Quem é Maurício Scalco
Scalco tem 49 anos, é empresário, formado em Administração e Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e possui especializações em marketing e comércio.
Ele tem uma história recente na política da cidade, tendo sido candidato a vereador em 2020, quando foi eleito para o cargo que ocupa atualmente.