A Gaúcha Serra realizou na manhã desta terça-feira (15), o primeiro debate do segundo turno entre os candidatos à prefeitura de Caxias do Sul. O objetivo foi aprofundar o programa de governo dos postulantes ao cargo. Por uma hora e meia, Adiló Didomenico (PSDB) e Maurício Scalco (PL) confrontaram ideias e apresentaram propostas para o futuro da cidade.
O debate, que teve três blocos, contou com a mediação do jornalista Alessandro Valim e teve transmissão ao vivo pela Gaúcha Serra, pelo Pioneiro em GZH e pelo YouTube de GZH.
Confira a avaliação dos candidatos:
Adiló Didomenico (PSDB)
Eu acho que, como em todo debate, tem momentos onde fica um pouco mais acirrado, mas nós vamos sempre manter a régua alta, sem ataques pessoais. Infelizmente, hoje foi dito aqui uma coisa que não procede, que nós perdemos o financiamento do aeroporto, isso não procede, então nós temos que restabelecer a verdade perante o eleitor. É uma lástima que se faça isso. Caxias está com o projeto pronto para ser liberado o recurso do PAC. Eu tenho certeza que o governo federal não vai faltar com Caxias, porque esse recurso é oriundo da privatização dos aeroportos, ele já está carimbado. Então, a gente tem que ter cuidado para não levar informações que não confiram com a realidade. Mas, fora isso, o debate é bom, nós vamos continuar mostrando tudo aquilo que a gente pode fazer e o nosso adversário tem solução para tudo. Quando um candidato tem solução para tudo e acha fácil resolver todos os problemas, é importante que o eleitor faça uma reflexão bem profunda, porque nós já assistimos a esse filme em Caxias.
Maurício Scalco (PL)
Foi muito importante o debate, nós trouxemos propostas para discutir um projeto de Caxias do Sul e apresentar algumas coisas que não estão de acordo na cidade. A população tem essa percepção. Sete a cada 10 caxienses querem a mudança. Eles votaram e as urnas mostraram isso. Agora, no segundo turno, essa mudança é a nossa chapa. A gente está preparado com um plano de governo estruturado para poder melhorar Caxias e a vida dos caxienses. É um projeto de cidade para todos. Vamos continuar mostrando a verdade de Caxias do Sul, um projeto estruturado que faça diferença, que melhore a vida das pessoas, esse é o nosso foco, falar a verdade sem conchavos políticos, sem lotear um governo para poder dar resultado. A partir do momento que outro candidato loteia o governo, entrega para outros partidos, com certeza ele perde a governabilidade, porque não adianta ter todo mundo, cada um pensando de um jeito e puxando para o seu lado, que Caxias não entrega nada e é isso que aconteceu nos últimos quatro anos.