O atual prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, recebeu 27,50% dos votos para se reeleger no município, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com o resultado, o candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) disputa o segundo turno com Maurício Scalco (PL).
Didomenico acompanhou a apuração na casa onde mora, no bairro Cristo Redentor, com familiares. Não havia aglomeração de apoiadores ou eleitores no local. O atual prefeito visitou alguns colégios eleitorais no período da tarde, mas se manteve ao lado da filha e netos que vieram de Porto Alegre para acompanhar a apuração.
Em coletiva de imprensa após a apuração total das urnas, Didomenico celebrou o segundo turno e mencionou a importância de mostrar propostas para o eleitorado. Conforme o atual prefeito, o segundo turno é uma nova eleição que precisa de propostas claras do que é possível ser feito. Para ele, caso os candidatos Denise Pessôa (PT) e Felipe Gremelmaier (MDB) declarem voto, o apoio será bem-vindo.
— Nunca rejeitamos apoio em eleição nenhuma, o voto do eleitor é sempre bem-vindo. Acredito que fomos muito bem dadas as dificuldades que enfrentamos nos últimos anos. A campanha do primeiro turno foi em bom nível e vamos manter a régua, não vamos baixar o nível e nem atacar ninguém. Sabíamos que essa seria uma eleição apertada com a Denise e o resultado está dentro do esperado. Agora é uma nova eleição, é um segundo turno de propostas, mostrar o que a gente fez e o que pretendemos fazer, mas com o pé no chão — mencionou o atual prefeito.
Conforme Didomenico, nesta segunda-feira (7) a equipe de campanha deve se reunir para elaborar o plano de trabalho para o segundo turno.
— Segundo turno é uma nova eleição, precisamos mostrar para Caxias do Sul o que pegamos e o que entregamos, assim como o que estamos preparando para os próximos quatro anos. Caxias está bem organizada e a população vai entender que fizemos muitas entregas na cidade e vamos mostrar o que ainda vamos entregar. Falar de propostas é fácil, difícil é mostrar o que precisa ser feito e é isso que queremos fazer neste segundo turno — pontuou o atual prefeito.
Pela manhã
O candidato à reeleição para a prefeitura de Caxias do Sul, Adiló Didomênico (PSDB), da coligação Juntos por Caxias, votou por volta de 8h15min deste domingo (6), na seção 067, na Escola Aristides Germani, no bairro Rio Branco.
Adiló estava acompanhado da primeira-dama Jussara Canali, do candidato a vice, Edson Néspolo (União Brasil), e de outros apoiadores.
Adiló entrou na escola às 8h05min e permaneceu durante 10 minutos. Ao sair, falou brevemente com a imprensa:
Após o voto de Adiló, a comitiva seguiu para a Escola Presidente Vargas para acompanhar o voto do candidato a vice Néspolo e do ex-prefeito Mansueto Serafini. Ele votou às 8h45min no Colégio Presidente Vargas.
Adiló seguiu para a sede do Grupo RBS, onde concedeu entrevista à Rádio Gaúcha Serra, às 10h15min.
Na sequência, o candidato acompanhou o voto do deputado estadual Neri, O Carteiro, no Salão da Paróquia do bairro Cruzeiro, juntamente com um grupo de apoiadores.
Adiló seguiu para sua casa por volta de 11h, onde almoça com a família. Ele não terá agenda durante a tarde e ficará acompanhado da família até o final da apuração. Depois, deve seguir para o comitê, na Rua Garibaldi.