O segundo turno das eleições municipais em Caxias do Sul foi marcado pela virada de votos. Apesar de ter começado o pleito com ampla vantagem em relação aos outros três candidatos, Maurício Scalco (PL) manteve a votação em primeiro turno, mas não conseguiu absorver a maior parcela dos votos de Denise Pessôa (PT) e Felipe Gremelmaier (MDB).
Conforme o colunista Ciro Fabres, o posicionamento da chapa de Scalco e Gladis Frizzo (PP), de não aceitar os votos destinados ao PT no primeiro turno, colocou a dupla em uma situação isolada. Os votos conquistados por Denise representaram 26% dos votos válidos.
Matematicamente, bastava a Adiló Didomenico (PSDB) manter a votação feita em primeiro turno e absorver os votos de Denise. E foi justamente esse cenário que os dados por seção, divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nesta terça-feira (29), indicam.
A reportagem relacionou os votos com o endereço de cada seção, obtendo assim, os votos por bairros. Naqueles em que há mais de uma seção, os votos foram somados. Ao todo, 92 bairros de Caxias do Sul contam com seções eleitorais.
O prefeito reeleito teve um salto na votação por bairros, saindo de quatro em que venceu com maior votação no primeiro turno, para 63 bairros no segundo. Além de manter a maior votação em Criúva, Vila Seca, Galópolis e Vila Maestra, Adiló venceu em 14 dos 15 bairros em que Denise havia tido a maior votação no primeiro turno.
Ainda, Adiló conseguiu expandir a votação em 45 bairros em que Scalco apareceu como mais votado no primeiro turno. O destaque fica no bairro Centro, com uma das maiores concentrações eleitorais da cidade. Só nessa localidade, Adiló recebeu 2.197 votos a mais que no primeiro turno. Scalco obteve apenas 596 votos a mais em relação a sua votação de primeiro turno.
Scalco conseguiu a vitória em 28 bairros, com destaque para São Gotardo, que no primeiro turno, teve Denise como a mais votada. Esse foi o único bairro em que o candidato do PL conseguiu ampliar a adesão de eleitores que inicialmente votaram na esquerda. Em redutos eleitorais que Scalco venceu no primeiro turno, como Ana Rech, Desvio Rizzo e Jardim Eldorado, o favoritismo foi mantido no segundo. Veja mais detalhes na tabela abaixo.
Contudo, houve localidades onde a disputa foi profundamente acirrada entre os candidatos. No bairro Capivari, Adiló obteve a maior votação por uma diferença de apenas quatro votos. Já nos bairros São Gotardo e São Virgílio, Scalco obteve a vitória com quatro e três votos a mais, respectivamente.
No bairro Centro, houve 458 eleitores a menos do que no 1º turno
Assim como previsto, as abstenções no segundo turno foram superiores aos números registrados no primeiro turno. Ao todo, 99.441 eleitores caxienses não compareceram ao pleito no último domingo (27).
As seções eleitorais do bairro Centro são as que registraram o maior número de faltantes. Em relação ao primeiro turno, foram 458 eleitores a menos para votar. Já nas seções do bairro Nossa Senhora de Lourdes, foram 390 eleitores a menos do que no primeiro turno. Ainda no bairro Nossa Senhora de Fátima, 302 eleitores que votaram no primeiro turno não compareceram ao segundo.
Contudo, houve bairros da cidade que mantiveram a votação. No Brandalise, Castelo e Criúva, o mesmo número de eleitores que compareceu no primeiro turno, retornou no segundo para escolher um dos candidatos. No bairro Jardim das Hortências, nove eleitores que faltaram no primeiro turno compareceram para votar no segundo. Ainda, os bairros (e distritos) Capivari, Vila Oliva, Santa Bárbara e Terceira Légua registraram um eleitor a mais em relação ao primeiro turno.