As 1.096 urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições deste domingo (6), em Caxias do Sul, começaram a ser distribuídas na manhã deste sábado (5) para os 163 locais de votação do município.
A entrega, instalação e testagem dos equipamentos nas 1.110 seções, distribuídas em três Zonas Eleitorais, 16ª (54 locais), 136ª (54 locais) e 169ª (55 locais), foram finalizadas por volta do 12h30min. Uma urna, na Zona 136ª, seção 491, na Escola Arnaldo Ballvê, no bairro Santa Catarina, precisou ser substituída por atraso no relógio.
De acordo com o chefe do cartório eleitoral Édson Borowski, quando essa situação acontece, não é possível atualizar o horário porque isto só pode ser feito durante a carga, então foi realizada a troca por outra urna.
Como foi a distribuição das urnas
Antes das 7h, a Rua Garibaldi em frente ao cartório eleitoral, já estava bloqueada entre as ruas Pinheiro Machado e Bento Gonçalves para o início do transporte das urnas. Os veículos realizaram 29 roteiros de distribuição.
Na chegada aos locais de votação, as urnas foram recebidas pelos presidentes das seções que ligam o aparelho e realizam a testagem. Além das urnas, são enviadas a cabine e a lista do eleitores.
Durante o serviço de distribuição, a Escola Alfredo Beliziário Peteffi, no bairro De Lazzer, foi sorteada para o teste de autenticidade eleitoral. O procedimento, conforme Borowski, ocorre domingo (6) uma hora antes do início da votação e terá a auditoria do Ministério Público, partidos políticos e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).