A primeira audiência pública sobre a proposta de concessão do complexo da Maesa, projeto apresentado pela prefeitura de Caxias do Sul, ocupou um salão do prédio histórico nesta quinta-feira (29). O debate foi organizado pela Frente Parlamentar "A Maesa é Nossa", presidida pelo vereador Rafael Bueno (PDT). Cerca de 150 pessoas participaram da reunião, entre lideranças políticas, representantes de bairros e feirantes locais, que começou às 19h e se estendeu até 21h40min.
O encontro começou com a manifestação do secretário municipal de Parcerias Estratégias, Maurício Batista da Silva, que apresentou um resumo da ideia da prefeitura para ocupação da Maesa. Ele destacou que este é um projeto de 30 anos e o estudo que foi feito para se chegar no melhor modelo para explorar o complexo. A prefeitura justifica que o modelo de parceria público-privada é a única alternativa viável para realizar o empreendimento.
— Este é um projeto de 30 anos e todo o material está disponível no site da prefeitura, para que a comunidade acesse e participe da consulta pública que está aberta para ouvir a comunidade — defendeu.
As pessoas que se manifestaram pediram atenção para espaços culturais e atrações para deficientes e idosos. Contrários ao projeto do Executivo, o ex-vice-prefeito Elói Frizzo, o presidente da Associação Amigos da Maesa (AMaesa), Paulo Sausen, e o presidente da União das Associações de Bairros (UAB), Valdir Walter criticaram a proposta de PPP, e defenderam a ocupação pública.
Ao final do evento, o prefeito Adiló Didomenico (PSDB), que acompanhou a metade final do encontro, convidou a comunidade para participar das audiências, desde que seja com propostas concretas.
— Vamos participar dos debates, ninguém está querendo impor goela abaixo nada. Tudo o que foi feito antes está sendo levado em conta. Seria burrice dos secretários não incorporar ideias do que já estava pronto. Queremos ouvir as sugestões — pontuou o prefeito.
Alguns secretários da prefeitura e vereadores da base do governo defenderam a proposta, e reafirmaram que o projeto apresenta a única ideia viável financeiramente para o município. O presidente da Câmara de Vereadores, Zé Dambrós (PSB), elogiou a iniciativa da audiência.
— É muito importante este que é um espaço para ouvirmos a comunidade.