Concorrendo pela primeira vez a um cargo público, o Professor Claudio (Podemos) foi eleito neste domingo (2) em Caxias do Sul para ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa. O caxiense fez dobradinha com o deputado federal eleito Maurício Marcon (Podemos) e conquistou 33.707 votos e será deputado estadual na próxima legislatura.
Professor Claudio tem uma empresa de consultoria e trabalhou, durante quase duas décadas, como professor na Universidade de Caxias do Sul (UCS). É graduado em Ciências Econômicas pela UCS e tem mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Contabiliza ter lecionado para mais de dez mil alunos neste período.
A convite de Marcon, seu padrinho político, filiou-se ao Podemos em março deste ano e aceitou concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa. Fez uma campanha conjunta, dividiu o mesmo comitê e participou das lives promovidas por Marcon.
— Foi uma dobradinha gêmea e um case de sucesso. Temos os mesmos valores e princípios. O eleitor do Marcon conseguiu ver em mim um representante na Assembleia e os meus apoiadores enxergaram nele um voto importante e isso fez com que nós dois saíssemos vitoriosos nesta eleição — disse, enquanto era cumprimentado por apoiadores.
Conservador e alinhado com as pautas de direita, Professor Claudio defende o liberalismo na economia, o Estado mínimo e a utilização da estrutura privada para suprir déficits na educação e na saúde. Diz que é defensor do homeschooling (ensino doméstico) e quer rever o modelo de pedágios nas estradas gaúchas que, segundo ele, concentra a cobrança em poucas praças e onera uma pequena parcela da população.
Na Assembleia Legislativa, quer legislar em pautas relacionadas à economia.
— Entendo que o Rio Grande do Sul precisa desburocratizar, simplificar sua estrutura tributária, voltar a ser competitivo para que possa crescer — defende.