O aumento do valor do IPTU em Vacaria motivou discussões acaloradas entre dois vereadores de Vacaria: o presidente da Casa, Fabiano Vacaria (PTB), vereador de base do governo, e Mauro Schuler (PSB), da oposição. Tudo iniciou na segunda-feira (2/5), em um debate com a presença da população durante a sessão, que foi suspensa duas vezes devido ao teor dos pronunciamentos e encerrada pelo presidente sob alegação de não ter a segurança necessária para dar continuidade.
Na terça-feira (3/5), as discussões em torno do IPTU foram retomadas. Devido ao embate do dia anterior, houve bate-boca e ameaças entre Fabiano e Mauro, ainda durante a sessão. No término, o presidente Fabiano Vacaria foi à bancada de Schuler, e proferiu ameaças ao parlamentar. Nesse momento, foi necessária a intervenção da Guarda Municipal, que retirou o presidente do plenário.
Na opinião de Mauro, foi "um fato lamentável". Ele afirma que não vai protocolar documento junto à Casa contra o presidente, mas irá processá-lo judicialmente e registrou ocorrência por ameaça, junto à Brigada Militar, durante a sessão. De acordo com Fabiano, a discussão foi "o resultado de uma série de provocações e incitações de tempos" de Mauro contra ele.