O governador Eduardo Leite disse, durante participação no Simecs Transforma na tarde desta terça-feira (25), que o Estado colocará para consulta pública três lotes de concessões de rodovias em até duas semanas. Esses pacotes incluem 18 rodovias, entre as quais a RS-122, a RS-446, a RS-453 e a RS-115, que passam por municípios da Serra.
No total, são 1.151 km de extensão das estradas a serem concedidas por 30 anos para administração da iniciativa privada, com a cobrança de pedágio. Segundo o governador, isso vai gerar R$ 4 bilhões em investimentos nos próximos cindo anos:
— Inclusive, a duplicação da RS-122, no trecho que não é duplicado em direção à Serra Gaúcha, é uma das prioridades para os próximos cinco anos — garantiu.
Com o processo de consulta pública, serão apresentadas informações, como localização das praças de pedágio e valores das tarifas. A previsão de publicação dos editais é outubro de 2021.
Durante a apresentação na atividade do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs), Leite também destacou a importância da melhoria da infraestrutura do RS para a logística necessária para a atividade industrial, além de pontuar o impacto de reformas feitas sob a gestão dele sob a capacidade de investimento do Estado, a melhora de índices de segurança pública nos últimos anos, a importância dos cuidados com a pandemia e a necessidade de um olhar especial para a educação apesar da conquista de avanços em avaliações nacionais.