O candidato do PSDB a prefeito de Caxias, Adiló Didomenico, abre o primeiro ciclo de entrevistas com os postulantes ao cargo publicadas pelo Pioneiro. Nas edições de segundas, quartas e sextas-feiras, todos os 11 candidatos irão expressar suas ideias e propostas sobre os 10 temas abaixo. As respostas e manifestações de todos os candidatos já foram recolhidas pelo Pioneiro e serão publicadas em ordem alfabética. O próximo candidato a responder aos 10 temas propostos será Antonio Feldmann (Podemos), na sexta-feira (9/10).
O vereador Adiló Didomenico (PSDB) foi confirmado candidato do partido a prefeito de Caxias do Sul em 12 de setembro passado. Terá como companheira de chapa sua colega de partido, a também vereadora Paula Ioris. Trata-se de uma chapa pura, mas que reúne os apoios de PROS, PSC, PTB e Solidariedade, que formam a coligação Levanta, Caxias. É a maior coligação em torno de um candidato a prefeito na eleição municipal deste ano.
Adiló está no segundo mandato de vereador. Nos dois governos do ex-prefeito José Ivo Sartori, de 2005 a 2012, foi diretor-presidente da Codeca. No governo do ex-prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT), licenciou-se do primeiro mandato como vereador para ser secretário de Obras e Serviços Públicos de 2013 a 2016. Em 2018, concorreu à Assembleia e obteve 23.723 votos.
1 CASO MAGNABOSCO
"Iremos priorizar a negociação com a família. O valor que está sendo cobrado é impagável. Vamos nomear uma Câmara de Negociação, pois há previsão legal para tal. Se não for encontrada uma saída por meio de negociação, o município será inviabilizado. Não podemos penalizar a população e muito menos desassistir às famílias que hoje vivem no local. Após a negociação com a família Magnabosco, será necessário elaborar um Plano de Loteamento Popular para que os moradores possam adquirir e regularizar o imóvel."
2 CONCESSÃO DO TRANSPORTE COLETIVO
"É preciso tornar o transporte público atrativo para as pessoas, tanto no valor quanto na qualidade do serviço prestado. O edital que está sendo encaminhado pela Secretaria Municipal de Trânsito e pelo Conselho de Trânsito está bem encaminhado e irá trazer tecnologia e inovação. Precisamos priorizar um estudo técnico minucioso visando reduzir o valor da passagem para o usuário, sem inviabilizar o sistema. Caso contrário, o transporte público não tem como sobreviver. E, claro, como nos demais temas, avaliaremos periodicamente se o serviço que está sendo entregue está atendendo às necessidades da população."
3 GESTÃO DAS UPAs
"Acreditamos que o trabalho na base é essencial, assim será ampliada a cobertura da estratégia da saúde da família (ESF) e de agentes comunitários da saúde. Precisamos aprimorar o fluxo dos atendimentos. Boa parte da demanda que chega até as UPAs deverá ser atendida pelas UBSs centro regionalizadas a serem implantadas nas regiões dos bairros Cruzeiro, Esplanada, Desvio Rizzo e Eldorado. Faremos isso ampliando os seus horários de atendimento e garantindo a qualidade dessas unidades de saúde. Assim priorizamos a saúde das pessoas, com atendimento mais próximo, mais rápido e melhor qualificado para a situação que elas precisam."
4 DIÁLOGO COM A COMUNIDADE
"É preciso democratizar a gestão do município, interagindo e construindo projetos, gerindo a cidade junto à população, visando atender às necessidades de todos. Vamos estabelecer um cronograma junto às organizações da sociedade. Estar permanentemente em contato com as comunidades para governar junto com as pessoas. Não faremos um governo com decisões unilaterais, mas sim, que constrói com a colaboração de todos. Queremos aproximar a administração das pessoas por meio de uma conversa franca e democrática, contando com os servidores municipais e todas as lideranças da comunidade."
5 CARGOS EM COMISSÃO
"Todas as administrações têm os seus respectivos planos de governo e precisam dos cargos em comissão para implementá-lo. O que não deve ocorrer é um excesso de nomeações. Pessoas qualificadas em cargos comissionados nos setores certos geram melhor retorno para a sociedade e para o governo, uma vez que o conhecimento é um fator relevante na administração de uma cidade."
6 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
"A gestão não pode atrapalhar quem quer empreender e trabalhar. Seremos parceiros e indutores do desenvolvimento de Caxias do Sul. Iremos fomentar o desenvolvimento econômico com ações como: implantação do Fundo Municipal de Emprego, que contempla linhas de financiamento em parceria com os governos estadual e federal; auxílio às micro e pequenas empresas, e prestadores de serviço na recuperação pós-covid-19, proporcionando ferramentas de gestão; criação de políticas para atração e expansão de empresas no município, para o surgimento de novos empreendedores; criação do projeto SIMPLIFICA CAXIAS, que prevê simplificar legislação e agilizar processos como a liberação de alvarás e entre outros."
7 VALORIZAÇÃO DA CULTURA
"A cultura será promotora do desenvolvimento da cidade. Utilizando cultura como ferramenta de pacificação transversal, educação, promoção social, segurança pública e desenvolvimento econômico. Incentivando projetos que atendam às áreas empobrecidas e à zona rural de Caxias do Sul. Vamos fortalecer o CPF _ Conselho, Plano e Fundo, viabilizando ações, projetos e programas da economia criativa. Criação do Plano Contemporâneo de Cultura, assegurando o livre acesso aos bens culturais.
8 VAGAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"A ampliação das vagas de educação infantil é uma necessidade. Vamos construir novas escolas conforme demanda. Defendemos a compra de vagas nas creches para ampliar o atendimento e otimizar os recursos."
9 COMÉRCIO AMBULANTE
"O comércio ambulante é uma demanda recorrente, tanto do comércio formal quanto das pessoas que circulam pelo Centro e encontram dificuldade em circular pelo passeio público. Vamos encontrar um local adequado para transferência e concentração dos ambulantes, a exemplo do que já foi feito com o Camelódromo e que se demonstrou eficiente. O passeio público não é local para venda de produtos. Além disso, precisamos atuar sobre a informalidade da atividade, não desamparando os ambulantes e nem prejudicando o comércio formalizado."
10 DIRETRIZES PARA MOBILIDADE
"Implementar o Plano de Mobilidade Municipal, que tem prazo até 2022, debatendo com a população a sua execução e desenvolvimento técnico. A mobilidade deve ser pensada para todos: pedestres, usuários de transportes por aplicativo, táxis, transporte coletivo, ciclistas, motoristas e motociclistas. Não basta querer que as pessoas deixem, principalmente, os carros em casa quando os outros modais não atendem de forma satisfatória suas demandas. É preciso construir em parceria com os trabalhadores dos transportes por aplicativo, táxis e transporte coletivo, serviços atrativos à população, tanto no preço como na qualidade. A redução de veículos circulando e a fluidez do trânsito são possíveis com uma qualidade superior dos transporte coletivos e de passageiros em nossa cidade."