Dois meses depois de ter assumido a administração municipal, o prefeito de Caxias do Sul, Flávio Cassina (PTB), realizou ontem um seminário para estabelecer as metas e prioridades do governo até o dia 31 de dezembro. O encontro reuniu os secretários municipais e diretores de autarquias no Samuara Hotel das 8h até as 13h, e estava marcado há 15 dias. Além de discutir as ações de governo para os próximos nove meses, a equipe tratou sobre as ações que serão tomadas para prevenir o avanço do coronavírus na cidade.
Entre as prioridades que já estão definidas pela administração Cassina estão a conclusão do projeto executivo e do modelo de negócio do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, em Vila Oliva, e a ocupação da Maesa. Porém, o caderno será concluído após cada secretários encaminhar sua meta.
– Cada secretária terá a sua prioridade.
A administração municipal pretende assinar nesta semana o início da ordem de serviço de cinco trechos do Programa de Asfaltamento do Interior (PAI). O vice-prefeito Elói Frizzo (PSB) confirmou que as estradas que receberão o asfaltamento estão definidas, mas preferiu não antecipar à reportagem.
Outras preocupações da administração são encaminhar a licitação do transporte coletivo urbano, a realização de obras de calçamento comunitário e a compra de terrenos para a construção de moradias populares com o objetivo de retirar famílias de áreas de riscos.
– Tudo que estabelecemos até agora são coisas factíveis de realizar. Por exemplo, a Maesa é prioridade absoluta e pretendemos transferir a Secretaria do Meio Ambiente para o prédio devido ao gasto com o aluguel da sede atual, e também por ser a secretaria mais afastada do Centro – ressalta Frizzo.
O prazo de transferência da secretaria ainda não está definido. A prefeitura aguarda a conclusão do laudo de risco que poderá autorizar ou não a transferência da pasta para a Maesa.
PROJETOS DE LEI
A administração convidou os vereadores para apresentar os projetos de lei que serão encaminhados para votação na Câmara Municipal. Segundo o vice-prefeito Frizzo, o governo vai encaminhar matéria que pretende realizar “pequeno” ajuste no Plano Diretor, também a revisão da lei de parcelamento do solo, no Código de Obras, além do Habite Legal 3. Frizzo disse ainda que o Samae vai propor adequações na lei de proteção aos mananciais.
Segundo o vereador Adiló Didomenico (PTB), o governo pediu apoio para a aprovação dos projetos da Liberdade Econômica e para a contratação de financiamento para a ampliação do aterro sanitário.
Cassina pediu o apoio do Legislativo para tomar medidas de precaução contra o coronavírus.
O presidente da Câmara, vereador Ricardo Daneluz (PDT), determinou a suspensão de eventos e transferiu a sessão ordinária de hoje do plenário para a Sala das Comissões Geni Peteffi por ter janelas e possibilitar a circulação de ar. A sessão ainda começará às 7h30min para receber o secretário da Saúde, Jorge Olavo Hahn Castro, que irá tratar sobre o coronavírus.
Leia também:
PTB, PSDB e Solidariedade de Caxias do Sul próximos e bem à vontade
"É tempo de lutar para perder menos", diz Paulo Paim
Manifestação pró-Bolsonaro reúne milhares em Caxias do Sul