A lei que institui o evento chamado Benção na Praça entrou em vigor nesta quarta-feira (4) em Caxias do Sul. O projeto, que tramitava na Câmara desde 2017, foi aprovado em outubro, após a polêmica em torno da negativa da prefeitura para a realização da Bênção dos Capuchinhos no local neste ano.
Pela nova legislação, sancionada pelo prefeito Daniel Guerra (PRB) e publicada no Diário Oficial Eletrônico do município, a programação ocorrerá nas semanas que antecedem o Natal na principal praça de Caxias. A proposição é de autoria do vereador Velocino Uez (PDT).
Leia mais
Prefeitura de Caxias nega uso da Praça Dante para Bênção dos Freis Capuchinhos
Bênção dos Capuchinhos, no dia 11 de dezembro, ocorrerá em dois pontos de Caxias
A Bênção dos Capuchinhos ocorre desde 2003 em Caxias. Com a negativa para o tradicional uso da praça, a organização remanejou a atividade para dois pontos da cidade onde a bênção ocorrerá de maneira concomitante, das 9h às 18h da próxima quarta-feira (11). Um dos locais é a Igreja da Paróquia Imaculada Conceição (Capuchinhos), no bairro Rio Branco, e a outra é a Catedral Santa Teresa, no Centro.
Na época em que negou a realização do evento na praça, a prefeitura disse, por meio de nota, que o motivo foi a "iminente realização de eventos por parte do município, tais como Feira do Livro e Festejos de Natal, que exigirão períodos prévios para montagens e adequações".