A Câmara de vereadores de Bento Gonçalves, em sessão extraordinária que se iniciou às 14h desta sexta-feira(20), está julgando o processo de cassação do mandato do vereador Moacir Camerini (PDT). A acusação tem embasamento no relatório de conclusão da CPI das Fake News, que apontou que o vereador Camerini utilizou estrutura física e funcional da Câmara para a criação e A manutenção de perfis falsos nas redes sociais. Segundo a comissão processante, o intuito do vereador, de acordo com a denúncia, era disseminar conteúdos falsos e difamatórios contra autoridades e colegas vereadores.
No início da sessão, a defesa do vereador solicitou a leitura de quatro peças do processo, antes de iniciar a fala dos vereadores inscritos. Às 16h30min, terminou a leitura das peças e começou a fala dos vereadores, tendo cada um quinze minutos para se pronunciar. Dos 17 vereadores, Moisés Scussel Neto (PSDB), está ausente, cumprindo agenda parlamentar em Brasília.
Leia mais
Câmara de Bento abre processo de cassação de vereador
Protocolado pedido de cassação de vereador de Bento Gonçalves
Apenas cinco vereadores se inscreveram para fazer uso da palavra. Após este momento, a defesa poderá utilizar até duas horas para argumentação. Em seguida ocorrerá a votação entre os vereadores.
Cerca de 20 pessoas acompanham a sessão e pedem a cassação do mandato do vereador. A sessão irá durar até que a votação seja encerrada e o julgamento concluído. Não há uma previsão para que isso aconteça.
Leia também
Leitura do processo de impeachment contra prefeito de Caxias pode levar até oito dias
Bombeiros combatem incêndio em fundição de empresa em Caxias do Sul
Movimento na rodoviária de Caxias mais que dobra para viagens de fim de ano