O prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra, reuniu na terça-feira (1º) o Conselho Municipal de Planejamento e Gestão Territorial (Conseplan) para discutir pontos do projeto substitutivo do Plano Diretor, aprovado em setembro pela Câmara de Vereadores. A reunião de trabalho discutiu questões relacionadas à segurança jurídica, aplicabilidade e adequação técnica do que foi proposto pelo Legislativo e foram apresentados os principais problemas encontrados pelo grupo no substitutivo.
O prefeito disse que as considerações apontadas pelos integrantes do Conseplan serão ponderadas dentro da análise técnica do substitutivo, que está sendo feita pela Secretaria do Planejamento. Ontem à tarde, Guerra evitou comentar ao Pioneiro sobre a reunião realizada sobre o Plano Diretor.
_ Eu gostaria que qualquer pergunta, se puder, fosse enviada por e-mail que, com maior prazer, a gente pode dar a resposta, para eu poder seguir a agenda _ disse na entrega do Monumento à Itália à comunidade, no bairro São Pelegrino.
O texto produzido pela assessoria de imprensa da prefeitura diz que, "de maneira geral, a comissão do Conseplan se mostrou preocupada com as questões levantadas", porém o material não informa os pontos divergentes. Em determinado momento, chega a citar que teria havido falta de diálogo da parte do Legislativo.
Na sessão de ontem da Câmara, o presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação, vereador Edio Elói Frizzo (PSB), afirmou que a reunião de Guerra com parte do Conseplan é uma tentativa de a prefeitura justificar o possível veto ao substitutivo do Plano Diretor. Aprovada no dia 18 de setembro, a matéria aguarda pela sanção do prefeito.
Frizzo disse que o prefeito chamou alguns conselheiros do Conseplan. Enumerou representantes da Universidade de Caxias do Sul (UCS), da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU-RS), do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea).
A vereadora Paula Ioris (PSDB) sugeriu à comissão chamar os mesmos conselheiros que opinaram na reunião de ontem, no âmbito do Conseplan. Denise Pessôa (PT) citou reclamações de conselheiros conforme aponta o material divulgado pela prefeitura.
_ Há questionamentos (de conselheiros) se o que foi divulgado corresponderia ao que, de fato, foi dito ontem (na reunião de terça) _ afirmou.
Leia também:
Secretário de Saúde de Caxias provoca e diz que aguarda laudo da Câmara após visita de vereadores à UPA Central
Prefeito de Caxias do Sul inaugura restauro de monumento e canta "Mérica Mérica"
Ricardo Fabris adiciona novos documentos à denúncia de impeachment contra Daniel Guerra