A ex-senadora Ana Amélia Lemos (PP) tomou posse nesta quinta-feira (7) como secretária de Relações Federativas e Internacionais do governo do Estado. Ela se comprometeu a estabelecer, em Brasília, onde funcionará a secretaria, uma extensão do governo do Estado.
— A secretaria terá responsabilidade de compartilhar, com os demais secretários, todas as demandas do Estado, não só as conhecidas, como a renegociação da dívida, a Lei Kandir e a Reforma da Previdência, mas demandas na área da agricultura, da indústria, dos serviços e da saúde — definiu a secretária.
Para o governador Eduardo Leite (PSDB), "a presença de uma mulher conhecida e respeitada, com uma rede de relações, trará uma grande contribuição ao Rio Grande do Sul, não só nas articulações com o governo federal, como nas trocas com organizações internacionais e com outros países."
A secretaria foi criada neste governo. Antes havia o Escritório de Representação do Estado em Brasília. Na eleição passada, Ana Amélia concorreu à vice-presidência da República na chapa de Geraldo Alckmin (PSDB). Ela é natural de Lagoa Vermelha.
Leia também
Daniel Guerra tenta faturar em postagem de Bolsonaro que critica artistas
Bolsonaro extrapola ao propagar vídeo obsceno