A Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves terá funcionamento restrito a seis horas por dia nos próximos meses. O atendimento ocorrerá em um turno a partir de 5 de novembro. A medida segue até 17 de fevereiro de 2019. Os horários de expediente serão do meio-dia às 18h nas segundas e terças-feiras. Nos demais dias, o atendimento ocorre entre 8h e 14h.
O decreto foi publicado nesta quinta-feira (18) no Diário Oficial do Município e é assinado pelo presidente da Câmara, Moisés Scussel Neto. A justificativa é que outros órgãos públicos também adotam a medida que contribui para a contenção de despesas sem afetar a prestação de serviços.
Segundo o presidente da Câmara, a economia de recursos ocorre por meio da redução de gastos com insumos, como energia elétrica, água e papel. Além disso, ele cita que até a saída com motoristas diminui, gerando menos despesas com gasolina.
A Casa também fez turno único entre 18 de dezembro de 2017 e 18 de fevereiro de 2018. Conforme Scussel Neto, a economia nesse período ficou em cerca de R$ 9 mil. Como nesse ano a medida vigorará em um período maior, a projeção dele é de que a economia de recursos públicos será maior.
A prefeitura de Bento Gonçalves informou que não tem previsão de adotar o turno único neste ano.