No total, 648 pessoas votaram na consulta popular lançada pela prefeitura de Caxias do Sul para saber a opinião dos moradores sobre a construção de um terceiro presídio na cidade. Dos votos válidos, 412 disseram sim à obra e 125, não.
O resultado da pesquisa, que ocorreu entre os dias 19 de novembro e 3 de dezembro, foi divulgado às 17h20min desta quarta-feira. Segundo a Assessoria de Comunicação da prefeitura, 111 votos não puderam ser computados porque os títulos de eleitores informados não pertenciam a moradores de Caxias. Esse foi o critério adotado pelos organizadores da consulta para validar apenas a opinião de quem de fato mora na cidade.
Leia também:
Por que Caxias do Sul precisa de mais um presídio?
Caxias do Sul está entre as cogitadas para receber novo presídio
Com lotação limite em presídios, novos presos podem ficar em delegacias de Caxias do Sul
Juízes relatam domínio de presos no Apanhador e sugerem interdição de casas prisionais
A possibilidade de construir um terceiro presídio, com 400 vagas, em Caxias surgiu depois que o município de Osório recusou o empreendimento. Os recursos são do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). A preferência do Estado para construir em Caxias se dá pelo fato do município contar com uma área disponível, anexa à Penitenciária Estadual (no distrito de Apanhador, em São Francisco de Paula).
Agora, o prefeito Daniel Guerra (PRB) deverá se posicionar oficialmente sobre a obra e encaminhar a posição do município ao governo do Estado.