O PDT caxiense adiou a decisão sobre o número de candidatos a deputado estadual para a eleição do ano que vem. A executiva municipal se reuniu no final da tarde de ontem, mas, depois de uma hora e 30 minutos de reunião, não houve consenso. A principal disputa está entre o ex-deputado estadual Vinicius Ribeiro e o ex-candidato a prefeito Edson Néspolo. Gustavo Toigo, Miguel Grazziotin e Rafael Bueno mantiveram suas candidaturas.
Enquanto a maioria da Executiva entende que pode haver dois candidatos, os cinco postulantes a disputa à Assembleia Legislativa defendem uma única candidatura.
Na reunião, Néspolo defendeu que cada candidato deve concorrer no máximo duas vezes para cada cargo e depois deveria abrir mão para dar oportunidades a novas lideranças. A opinião de Néspolo ataca a candidatura de Vinicius que concorreu a deputado nas eleições de 2010 e 2014.
Ao final da reunião, o presidente do PDT e ex-prefeito, Alceu Barbosa Velho, reconheceu as divergências entre os dois pré-candidatos.
_ Todos expuseram suas ideias, e, das divergências que nasceram nesta mesa, tenho certeza de que, na próxima (reunião), deverá haver uma solução. O Néspolo chegou a 104 mil votos (na eleição a prefeito). O Vinicius assumiu a Assembleia duas vezes. Os dois têm palanque.
Alceu também ressaltou a qualidade das outras candidaturas e disse que os pré-candidatos ficaram de conversar entre si para chegar a um consenso.
Alceu pretende discutir o número de candidaturas em uma reunião com os vereadores e os suplentes mais votados. Caso não ocorra um consenso, o assunto será discutido no diretório.
_ Queremos tomar uma decisão mais plural.